quarta-feira, setembro 27, 2006

Por outro lado...

Terça-feira, 23h15m, RTP2 : programa "Por outro lado". Confesso que já muitas vezes no meu zapping me tinha "cruzado" com este programa mas nunca tinha prestado muita atenção. Este programa consiste basicamente numa entrevista, feita pela jornalista Ana Sousa Dias, a uma qualquer personalidade relacionada com as Artes (política, ciência, trabalho humanitário, música, literatura, cinema ou desporto...), dando-nos a conhecer o lado menos público destas figuras. O convidado de hoje foi Fernando Savater, escritor e filósofo espanhol que me apareceu tantas vezes nos manuais de Filosofia e até Psicologia... Fiquei curiosa e vi o programa atentamente, do início ao fim, acabando por me perguntar porque tenho eu andado a perder algo tão interessante todo este tempo... Fiquei fascinada, maravilhada não tanto com o programa em si mas muito mais com a forma de expressão do convidado filósofo...

Uma das coisas (entre muitas) que mais gostei foi da expressão "Complexo de Peter Pan"! Eu não sabia mas com isto aprendi que todos nós sofremos, em alguma altura da vida, deste complexo que nos faz ter medo de crescer, que nos faz desejar ser criança para sempre, vivendo na Terra do Nunca para SEMPRE (que trocadilho!), qual personagem das histórias infantis. Quantas vezes eu já me senti assim e não soube que nome dar a este problema...
Assim que puder vo tentar ler os livros deste senhor porque acho que, sendo como a entrevista que deu, serão maravilhosos...
Aqui fica também uma entrevista dada por ele, num combóio, a um professor de Sociologia. Vale a pena ler.
"Ninguém ama o eterno. Todos amam o que podem perder."

Sem comentários: