domingo, julho 29, 2007

Amigos

Hoje tive uma conversa que me deixou um pouco triste. Não que já não soubesse tudo o que foi dito mas porque ao ouvir de outra pessoa reconhece-se que realmente algo não está bem.
Quando acabamos o 12º ano é tempo de cada um seguir o seu caminho pessoal, seguir os sonhos, as vontades de cada um. Não podemos deixar de seguir o que queremos por causa do que nos prende no nosso sítio mas o que é certo é que tudo se torna mais difícil, mais doloroso quando temos de seguir sozinhos ou pelo menos sem os rostos de sempre perto de nós.
O tempo vai passando e as relações com os que eram os amigos de todos os dias vão mudando. Inevitavelmente. Ninguém tem culpa. É assim. Faz parte desta nova fase da vida. No entanto há várias formas de tentar atenuar esta mudança, de preservar o máximo que pudermos das relações que queremos manter. Mas nem sempre são feitos esforços nesse sentido. E quando nos apercebemos que tudo está a mudar temos tendência de culpar os outros... É a natureza humana. Encontrar o responsável. Só que não nos lembramos que na maior parte das vezes a culpa não é dos outros mas sim nossa. Cada um de nós vai, inconscientemente, contribuindo para o alterar destas relações.
Durante os 9 ou 10 meses de aulas ainda temos a desculpa do estudo. O trabalho é sempre muito. Uns estão longe. E quando não estão há sempre algo mais para fazer. Mas um café conjunto ou umas horas na conversa podem, definitivamente, fazer a diferença.
Chegam as férias. Queremos estar juntos e compensar os meses anteriores. Mas as coisas não se restabelecem em 2 ou 3 meses. E tudo fica mais difícil...
Não vamos deixar o tempo e a distância ganharem... Parece-me que uns bons anos juntos não deveriam ser esquecidos. Está na hora de mudar algumas coisas.
São precisos churrascos, tardes de praia, noites de Trivial e de Twister, tardes no parque a comer tripas, noites de filmes com zombies, acampamentos em Cabril, em Covelo, em Portalegre, no Japão e na China se for preciso. Da minha parte há força. E da tua?

6 comentários:

mim disse...

Pois... Desta vez vou deixar cá o meu comentário. Nem podia deixar de o fazer. Porque me incuo quando dizes Amigos. Eu sou dos amigos. Não com disponibilidade para fazer todas essas coisas, mas com muita vontade e com muita força. Cabril está aí à porta. E vamos, certamente, conseguir consolidar muitas coisas que temos deixado passas. Não que se atenuem. O meu amor por vós continua imenso. E sei que será eternamente assim... e vou mas é fazer um post sobre isto porque vai ficar um comentário grande demais...
no espelho estao as frases seguintes...

André disse...

Amh, churrasko. Siga

Joana disse...

Para mim amizade não se cultiva só em encontros, acampamentos, noitadas...Amizade é estar perto estando longe. Acho que de alguma forma compreendo o que vai na tua cabeça, porque de alguma forma passo por isso todos os dias durante 9-10 meses por ano.Eu sei que é dificil, mas não é impossivel...

Diana disse...

De facto já não vinha a este .d´encontro há bastante tempo e estou a ver que fui perdendo bastantes pensamentos teus e dos que aqui comentam.
Nem sempre é fácil, ou melhor, é quase sempre díficil manter as coisas como antes, mas acho que durante estes 2 anos que passaram fomos descobrindo novas maneiras de manter os amigos. Sim, porque é preciso fazer algo para que isso seja possível, nada se mantém sem que haja vontade e esforço de todas as partes!
Acho que conseguimos!!! =)

Diana disse...

Estas fotos trazem muito boas recordações... =D
E algumas delas mostram como é possível manter as coisas depois do Secúndario!

Juliana disse...

É verdade o que diz a Joana. Nem só de encontros se mantêm as amizades mas também ajuda, principalmente nas férias, quando nos podemos juntar todos. Mas é preciso irmos mantendo o contacto... Mandar msg só pk nos lembramos e nos apetece. Sei lá...
As fotos Diana são um óptima forma de nos recordarmos dos bons momentos e tentarmos repetir...
Vamos ter forcinha!